Quem somos?

A Associação Portuguesa Pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto tem como fim a defesa dos direitos das mulheres durante a gravidez e parto através da promoção do respeito pelos direitos humanos.

Acreditamos que todas as mulheres merecem ser tratadas com respeito nos serviços de saúde materna em Portugal e que a sua dignidade, autonomia, privacidade e igualdade são inalienáveis.

O nosso objectivo não é influenciar as pessoas para nenhuma filosofia em particular. É, sim, apoiá-las para que possam fazer escolhas verdadeiramente informadas, e encontrar profissionais de saúde que as apoiem nessas escolhas.

Somos pais, mães, filhos e filhas das mais diversas áreas profissionais. Empresários, biólogos, doulas, juristas, sociólogos, profissionais de saúde. O que nos une é a forma como todas estas áreas podem contribuir para a causa de como se nasce em Portugal.

O nosso trabalho parte da auscultação das necessidades das mães e pais relativamente ao acompanhamento da gravidez e parto.

Acreditamos na importância fundamental de se aceitar e valorizar várias vivências e perspectivas sobre as questões da gravidez e do parto. O que é um parto desejável para uma mulher pode não o ser para outra. Que as escolhas das mulheres reflitam a sua consciência e empoderamento, e não o medo ou qualquer forma de pressão, culpabilização ou desinformação.

A Associação obriga-se, através da sua intervenção, a: